Ferramentas essenciais para desenvolvimento de sistemas embarcados (Na minha opinião)

 Na verdade esse post tem o intuito tambem de mostrar minhas aquisições desses ultimos dois meses. Comprei diversas ferramentas que achei necessário para o desenvolvimento de projetos envolvendo sistemas embarcados e eletrônica. Creio que essa inspiração ressuscitou quando iniciei meu TCC do primeiro ciclo da faculdade relacionado a sistemas embarcados. A ideia eu irei explicar em outro post.

Abrindo minha conta do mercado livre e da amazon, posso ver a lista de coisas que adquiri e explicar porque acho que são fundamentais para um projetista (por enquanto meus projetos são de hobby e aprendizado, mas creio que com bastante bagagem, será minha base profissional). 

Adquiri essa fechadura elétrica de portão com o intuito de implementar meu sistema de segurança inteligente para o TCC. A ideia é usar a conexão sem fio do esp32 para monitorar e controlar a trava dessa fechadura. O projeto é bem interessante e já está quase no final.


 Claro que comprei a placa de desenvolvimento ESP32. Antes de ter acesso a ela, imaginava que eu precisaria de conhecimentos técnicos mais avançados para poder implementar os códigos, mas com o suporte a IDE arduino e diversos projetos livres da internet, rapidamente consegui compilar. Ao longo do estudo tambem descobri a PlataformIO que me ajudou utilizar a facilidade que é escrever para arduino, porém usando o VS code. Ainda estou no processo de sair da programação por hobby e voltada a educação, para a programação mais profissional que envolve buildar e compilar os arquivos binários para o microcontrolador. Mas por enquanto uso Arduino e o PlataformIO para facilitar o desenvolvimento.

Dentre outros materiais que comprei, foram:

Módulo de fonte de alimentação , para testar protótipos com alimentação de saída de 3.3 e 5V.

Multímetro digital, para testar componentes no geral. Optei com esse por ser barato (e porque fiquei com receio de comprar algo tão caro e queimar)

 Placa de fenolite, aquelas placas perfuradas usada para soldar componentes e desenvolver protótipos.

 Conectores JST-XH, para evitar soldar componentes de forma permanente e tentar desenvolver projetos um pouco mais profissionais. A mini-maleta foi até barata, mas percebi que preciso de um alicate crimpador e este custa em torno de 70 reais, então ainda vou adquirir.

 Comprei tambem jumpers, um controle infravermelho juntamente com sensores e um arduino nano para um projeto pessoal de controle digital de cargas de alta potência como lâmpadas e ventiladores.

Por fim, um dos itens mais legais que comprei até hoje foi a maleta de acessórios e uma micro retífica da Gamma FerramentasAqui  está o link dela e vocês podem ver uma foto aí embaixo.

 

Curiosamente eu comprei por R$ 200 e pouco, mas agora ela está custando R$ 530. Usando chapas de PVC feitas a partir de tubos para encanamento, consigo modelar estruturas sólidas para os projetos (sendo um forma de substituir a impressão 3D que ainda não tenho acesso).

Bom, ainda possuo alguns itens em mente para adquirir e estou esperando o momento certo para comprar, dentre eles uma fonte de alimentação portátil e recarregável para usar nos projetos. Mais atualizações podem ser vistas ao decorrer da semana. Até a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Placa arduino não é reconhecida

Acontecimentos recentes...

O que eu espero de você