O que eu não devo esquecer de fazer criando um projeto com flask

Estudei um pouco da documentação flask a alguns meses. Hoje vim abrir um novo projeto para o tcc. Iniciei com a preparação básica do ambiente e estou recorrendo aos antigos exemplos que fiz. Baseado nisso, vou escrever um artigo que cite os pontos chaves passo a passo para o meu eu do futuro ser orientado pelo meu eu do passado.

Um projeto com flask de backend usa o python para servir informações e arquivos no frontend. O flask precisa de uma pasta "templates" onde guarda as páginas html. Precisa de uma pasta "static", onde guarda os scripts e estilização do frontend. O arquivo raiz do flask é o arquivo app.py (não necessariamente esse nome, mas deve ficar na raiz do projeto). 

Você deve criar um ambiente virtual venv para guardar as dependências necessárias (no nosso caso, os pacotes que serão importadas). Use o comando python3 venv .venv (para linux) e ative-o com source .venv/bin/activate

Para instalar o pacote flask, use o ambiente virtual ativado! Rode pip install flask. 

No arquivo app.py, escreva o que se segue na imagem abaixo. Ele irá renderizar o "template" index.html que é nossa página principal. Observe que importamos Flask e render_template.  

 

A próxima imagem explica o que deve ser escrito no index.html. 

 

 No terminal, rode Flask --app app run e o servidor irá iniciar. No navegador abra "localhost:5000" para visualizar a mensagem "wecome to eBlock". Parabéns, esse é o "hello world" em flask.

A partir de agora, qualquer serviço que o cliente (navegador) faça, é o flask que irá comandar. Para linkar o css no html por exemplo, devemos usar o href no html com a seguinte mudança:

 

Observe que href tem um comando url_for que está dentro de duas chaves. Esse é um padrão de um outro pacote para que seja possivel enxergar o index.css pelo python dentro do html.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Placa arduino não é reconhecida

Acontecimentos recentes...

O que eu espero de você