Foco acadêmico na UFMA
Em algum outro artigo do blog, comentei que consegui uma bolsa de assistência financeira aqui na faculdade. Através dessa bolsa, fui direcionado para o laboratório de inteligencia artificial (LINT) do departamento de informática. Me passaram o contato do professor orientador e eu mandei alguns e-mails me identificando e marcando um horário para esclarecer sobre como funcionaria a pesquisa. A pesquisa desenvolvida por esse laboratório, ou pelo menos uma delas é a de perícia digital, que possuem três linhas principais: reconhecimento fácil, aprimoramento de imagens e reconhecimento de placas veiculares. Eu fiquei na parte de reconhecimento de placas veiculares com o colega de equipe Herson. Ele é do ultimo período de ciência da computação. No inicio descobri que a pesquisa já estava adiantada pois a turma estava trabalhando em um relatório de revisão de literatura, então nos primeiros meses o único trabalho foi apenas acompanhar essa revisão. No final dessa metade da pesquisa, apenas desenvolvemos o RSL para basear as referencias do artigo e do código que foi implementado.
Quando voltamos das férias e o período 2024.1 começou, o professor falou de uma conferência chamada SIBGRAPI, na qual deveríamos submeter o artigo referente a nossa linha de pesquisa. Então passamos alguns meses desenvolvendo esse artigo. Não conseguimos finalizar totalmente o código, mas obtivemos resultados suficientes.
Nesse finalzinho do período da bolsa, estou trabalhando no relatório final para entregar à coordenação. Minha dificuldade no momento é a questão do código, pois meu parceiro trabalhou bem mais, já que é um programador bem melhor que eu.
Comentários