Reflexões pessoais sobre ser engenheiro
Já tiveram a sensação de dúvida sobre a carreira de vocês? Estava com essa "crise" e resolvi pesquisar um pouco na internet. Acabei encontrando o video de um engenheiro mecânico gringo explicando algumas coisas importantes sobre o curso de engenharia e por sorte foi bem direto na minha dúvida. Vou seguir atentamente as ideias dele no vídeo, pois achei bem organizado.
O primeiro pensamente, é entender os dois extremos, onde na realidade existirá trabalhos que serão "deprimentes", envolvendo colegas, tarefas e chefes ruins e trabalhos que serão "glamurosos", envolvendo conforto, flexibilidade e rostos amigáveis. Ele fala que os primeiros anos foram bem confusos, cheio de pensamentos empolgantes sobre a carreira e tambem cheio de dúvidas sobre a decisão. Isso é extremamente normal e como ele lidou com isso foi realmente o meu interesse. No vídeo ele indica separar um tempo para outras atividades, pois ajudaram a lidar com o estresse que o curso em si trás, por isso frequentava academia, fazia jiu jitsu e ginástica. Então ter hobbys é a chave para controlar a ansiedade.
A engenharia por si só não te tornará rico. Esse foi o terceiro ponto que ele explicou no vídeo. A engenharia te dará um "salário e um estilo de vida confortável de classe média". Porém complementa que as habilidades críticas que você desenvolveu durante seus estudos, sendo aplicadas em várias áreas da sua vida poderão levá-lo a construir um "riqueza decente".
No momento motivador do vídeo ele explica que a engenharia é um curso ótimo independente de qualquer coisa, pois ajuda você a resolver problemas, ser capaz de entender conceitos complexos e trabalhar duro para cumprir um prazo. Quando combinadas, essas habilidades permitem te tornar bem-sucedido em tudo que escolher fazer.
Comentários